PRIMEIRO UMBRAL, SEGUNDO UMBRAL, TERCEIRO UMBRAL

LUIS ARRIETA (São Paulo)

Luis Arrieta, aos 67 anos, na sua intuição física, que é o seu modo de perceber o mundo, nos traz essa procura de umbrais que o conduzem à espaços adivinhados, tema presente sempre na sua obra coreográfica.

Umbrais existem intangíveis e concretos povoando o espaço invisível. Portas conduzem para o lado real do que habito. O faro me guia, O faro me engana. Soleira eternamente móvel não reconhece formas. Só a dança que me desintegra tece sua ponte incerta sobre o limiar que só suporta essência. Assim nu me recebo do outro lado que não é mais do que este.  Umbral.

“Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
E sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo, e ao som das trombetas.
E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.
E introduzindo a arca do Senhor, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor.
E acabando Davi de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos.
E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa,
E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o
Senhor tenho me alegrado. E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos teus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.

E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.”

2 Samuel 6:12,23

FICHA TÉCNICA:

Concepção Geral e Interpretação: Luis Arrieta

Musica: Oliver Messiaen/George Crumb

Duração: 3 intervenções alternadas de 6 minutos cada uma

Fotos: Lou Gaioto